A coluna e seus problemas na adolescência

A coluna normal tem curvas naturais (fisiológicas) quando vista de lado, mas não há desvio lateral quando vista de frente ou por trás.

É formada por um “pilha” de 33 ossinhos sobrepostos com discos fibrosos interpostos. Suas curvas naturais, a Lordose Cervical, Cifose torácica, Lordose lombar e Cifose sacral, quando estão em harmonia, identificam uma coluna sadia e uma postura adequada. (cifose é curvado para a frente e lordose é curvado para trás).

Qualquer condição que cause anomalias destes planos, pode alterar o equilíbrio e a coordenação além de interferir na função de alguns órgãos internos.

Estes problemas geralmente são de origem postural e se iniciam durante a fase de crescimento. São eles: Escoliose, Dorso Curvo e Hiperlordose.

ESCOLIOSE

Escoliose, por definição, significa desvio lateral da coluna vertebral. As escolioses podem ser ocasionadas por diversos fatores e entre os mais comuns estão as falhas genéticas ou congênitas, má postura ou maus hábitos, traumatismos, problemas psicológicos, tumores e infecções. A mais comum é a idiopática (sem causa específica). Ocorre numa proporção de 9 meninas para um menino e se inicia durante a fase do crescimento.

O maior sucesso do tratamento, não está nos métodos em si, e sim na precocidade do diagnóstico e na prevenção do problema.

Lembre-se:

Prevenir é sempre mais eficaz do que remediar. As Escolioses podem ser únicas ou em “C”, duplas ou em “S” ou até triplas (três curvas).

DORSO CURVO

É o aumento da Cifose normal, geralmente chamado de corcunda. Pode ser ocasionado por má-postura, timidez ou por problemas relacionados com as linhas de crescimento das vértebras dorsais (doença de sheuermann).

O dorso curvo pode ser postural (de mais fácil tratamento) ou estrutural, quando muitas vezes há necessidade de coletes corretivos para garantir o crescimento vertebral o mais próximo possível do normal.

Como no caso das escolioses, deve ser detectado e tratado de forma precoce.

HIPERLORDOSE

É assim chamada quando a Lordose lombar torna-se muito acentuada (“Bumbum” empinado).
Pode ser causado por fatores genéticos, obesidade, fraqueza dos músculos abdominais ou maus hábitos posturais.

TRATAMENTO

O tratamento destas patologias em geral é feito através de CINESIOTERAPIA (exercícios posturais e corretivos), para a manutenção da força, flexibilidade, equilíbrio muscular e corporal. A RPG, o uso do colete de MILWAUKEE ou cirurgias nos casos mais graves podem ser utilizados.

É recomendada a prática de esportes específicos para cada caso como apoio ao tratamento e também para garantir manutenção da saúde e desenvolvimento corporal das crianças e adolescentes.