A Osteoporose

O que é a osteoporose?

Osteoporose é a doença óssea mais comum, e potencialmente, a mais debilitante conhecida pelo homem e pela mulher. Ela se caracteriza pela perda de massa óssea, o que significa perda de sua resistência. A osteoporose cria “ossos porosos”, frágeis, facilmente quebráveis. As estatísticas indicam que, metade das mulheres depois dos 55 anos, sofrerá fratura óssea em decorrência desta patologia. Os ossos mais acometidos são as vértebras, pélvis, úmero, antebraço e fêmur.

O que é, e o que leva a osteoporose pós-menopausa?

A maioria das mulheres com osteoporose apresenta uma forma denominada osteoporose pós-menopausa, aquela que se manifesta depois que cessa a produção de estrógenos pelo organismo feminino, com perda acima de 1% ao ano.
Ela é provocada pela rápida deterioração da massa óssea nos primeiros sete a dez anos após o último período menstrual, ou menopausa. Esta doença pode ser comparada ao efeito dominó: a perda da massa óssea leva a redução da resistência do osso e, esta, ao aumento do risco de fraturas.

Como posso saber se não estou exposta à osteoporose?

Os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da osteoporose são: histórico familiar da doença, menopausa precoce (antes dos 45 anos), estatura baixa e delgada, tipo físico asiático, vida sedentária, dieta pobre em cálcio, ingestão de medicamentos que provocam perda óssea.
A hereditariedade é o principal fator de risco para a osteoporose, mas o fator de risco pode ser modificado através da prevenção desde cedo. Porém, nunca é tarde para se prevenir!

Como prevenir a osteoporose?

Hábitos e estilo de vida saudáveis, desde cedo, podem minimizar os riscos para a osteoporose. Medidas de prevenção e reconstrução dos ossos, exercícios de resistência muscular e adotar hábitos mais saudáveis como: deixar de fumar, limitar o consumo de álcool, cafeína, refrigerantes, sal e aumentar o consumo de peixe.

Quais são os exercícios físicos mais indicados para prevenir a osteoporose?

O exercício físico é a única maneira conhecida hoje em dia de constituir massa óssea depois que interrompemos o crescimento. Sabemos que as forças mecânicas promovem o crescimento de osteoblastos (células que formam osso). Os exercícios físicos são vitais em todas as idades, desde que orientados e supervisionados.



Voltar