Alongamento corporal: conheça os benefícios para sua saúde e muito mais!



A maioria das pessoas já conhecem, ao menos, um método de alongamento para se realizar antes de uma atividade física. Como se sabe, o aquecimento muscular é importante – principalmente para as pessoas que se exercitam com frequência - na prevenção de lesões, distensões, inflamações e outras complicações. Mas você sabia que seus músculos podem se romperem caso você não tenha o costume de aquecer seus membros antes e após os exercícios?

Descubra conosco nesse post a real importância do alongamento corporal para a sua qualidade de vida, como fazer aquecimento da forma correta, os melhores tipos de alongamento e muito mais.


O que é alongamento:

Definindo de forma específica, alongamentos são exercícios voltados para a performance dos músculos durante uma atividade, proporcionando mais agilidade, flexibilidade, amplitude e reduzindo as chances de distensões e rupturas musculares, sendo assim uma peça vital para um bom desempenho durante seus treinos.

Ainda assim, deve ser realizado dentro dos limites de cada corpo para que não ocasione lesões desnecessárias. Existem alongamentos para cada atividade; portanto certifique-se quanto a sua intensidade com um profissional para evitar maiores problemas.


Benefícios do alongamento:

São diversos benefícios que o alongamento pode proporcionar para a sua saúde caso seja realizado da forma correta. Desde atletas até pessoas que apresentem LER (Lesões de Exercícios Repetitivos) e sejam sedentárias, os exercícios promovem disposição e devem ser praticados.

O alongamento:

• Proporciona mais flexibilidade ao corpo;
• Restringe os riscos de disfunções da coluna;
• Preparam o corpo para atividades físicas;
• Reduz chances de lesões musculares;
• Ativa a circulação sanguínea;
• Ameniza cólicas menstruais em atletas;
• Melhora a postura;
• Estimula o cérebro a liberar a serotonina (hormônio do bem-estar);
• Promove sensação de relaxamento;
• Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão;
• Melhora a consciência corporal;
• Alivia as tensões;


Os principais tipos de alongamento

A forma como você se alonga pode variar entre diversos estilos, tendo efetividade diferente para cada conjunto muscular. Os tipos mais praticados em treinos e atividades físicas são:


Alongamento estático:

Muito recomendado após os exercícios por relaxar os músculos, o alongamento estático consiste em, enquanto o corpo fica imóvel, uma determinada área fica estendida – geralmente entre 30 e 60 segundos. Esse é o tipo mais praticado pelas pessoas.


Alongamento dinâmico:

É o alongamento rítmico com movimentos de vai e vem, frequentemente feito antes dos exercícios por aliviarem a tensão dos músculos. Muitas crianças e adolescentes realizam esses exercícios durante aulas de educação física.


Alongamento passivo:

Estes são alongamentos que, com o auxílio de equipamentos ou de outra pessoa, controlam a intensidade e garantem maior conforto ao realizar posições, além de relaxar os músculos e garantir maior flexibilidade.


Confira estes exemplos e pratique:

• Com as pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
• Suba num degrau, apoie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.
• Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando o Quadríceps (parte anterior da coxa). Troque o lado.
• Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas.


Alongue-se e previna seus músculos

Quando você não se alonga antes de uma atividade, você encurta os seus músculos e as fibras perdem elasticidade – o que pode gerar uma lesão.

Porém, após a prática de alongamentos, o comprimento do tecido muscular aumenta, o que impede um rompimento, além de favorecer o alinhamento muscular e economizar energia em atividades.

Alongue-se por 20 minutos por dia e contribua para a saúde dos seus músculos, assim como a postura.


Nosso atendimento é ideal a você!

A Clínica Ortocenter é especialista em ortopedia e traumatologia desde 1983, e contamos com um corpo clínico altamente preparado para ajudar você. Atendemos pacientes de toda a Baixada Santista e entornos, sempre com muita qualidade e transparência.

Agende a sua consulta por telefone - (13)2138-6600. Ou entre em contato via WhatsApp clicando aqui e converse com uma de nossas atendentes. Faça parte da nossa história!

Voltar