Conheça 5 exercícios para corrigir a postura

Muitas pessoas possuem problemas com postura corporal. Autoestima baixa, dores e incômodos são consequências comuns de uma pessoa com hipercifose – ou corcunda, que se caracteriza por desviar a coluna de uma forma em que a cabeça, pescoço e ombros fiquem muito inclinados para a frente. A hiperlordose também é uma anormalidade frequente envolvendo a curvatura excessiva da coluna, porém deslocando o bumbum de forma externa, dando a impressão de “bumbum empinado”.

Pessoas que permanecem sentadas por longos períodos devem ter atenção especial a sua postura, encostando as costas na cadeira e formando um ângulo de 90°.

Confira abaixo 5 exercícios benéficos a sua postura e que irão ajudar você a endireitar-se de forma correta.


Exercício 1 – Aperto de mãos

Em pé, junte as mãos atrás do corpo e realize um aperto de mão em si mesmo. Então puxe os ombros suavemente para trás sem mover o pescoço até o peito se abrir e os músculos se estirarem. Faça por 30 segundos.


Exercício 2 – Unir as escápulas

Em posição sentada, tente unir as escápulas (ossos das costas que ficam atrás dos ombros), como se estivesse segurando algo entre elas. Enquanto elas flexionam, os ombros precisam se mover para baixo.

Esse exercício deve ser feito por 10 segundos e repetido por volta de 10 vezes.


Exercício 3 – Batente da porta

Aqui o peito será alongado, complementando os outros exercícios. De frente para uma porta, coloque as mãos no batente numa posição pouco acima da altura da cabeça, enquanto os pés ficam pouco à frente do batente. Neste exercício podemos alongar tanto peito quanto ombros. Faça ele por 30 segundos.


Exercício 4 – Alongamento na parede

Esse exercício é excelente para ombros caídos. Encoste toda a extensão das costas na parede e mantenha os pés posicionados longe dela. Pressione os braços contra a parede e mantenha os ombros.

Faça de 30 segundos a 1 minuto.


Exercício 5 – Alongamento deitado

Este pode ser feito, de preferência, de manhã após acordar ou de noite antes de dormir. Deite-se com as costas na cama e os pés no chão, com joelhos flexionados para cima e os braços estendidos longe do corpo, com as palmas para cima. Faça 10 minutos para potencializar o alongamento nas regiões.


Nosso atendimento é ideal a você!

A Clínica Ortocenter é especialista em ortopedia e traumatologia desde 1983, e contamos com um corpo clínico altamente preparado para ajudar você. Atendemos pacientes de toda a Baixada Santista e entornos, sempre com muita qualidade e transparência.

Agende a sua consulta por telefone - (13)2138-6600. Ou entre em contato via WhatsApp clicando aqui e converse com uma de nossas atendentes. Faça parte da nossa história!

Voltar