Dores no pé? Pode ser fascite plantar.

Se você está sendo incomodado por dores, em especial, nas partes inferiores do seu pé, então há chances dessa irradiação ser consequência da fascite plantar, que é um processo inflamatório que afeta o tecido fibroso responsável por absorver choques e distribuir impactos – conhecido como fáscia plantar – que encobre os músculos da sola do pé e se estende do calcanhar até os dedos.

Este problema é mais frequente do que se imagina, e atinge na maioria das vezes pessoas que entornam meia-idade – ainda assim podendo atingir qualquer pessoa. Atletas, pessoas que caminham ou correm com frequência e trabalhadores que exercem sua função em pé são mais suscetíveis a submissão dessa inflamação.



Causas da fascite plantar

Apesar de serem desconhecidas, as causas da fascite plantar majoritariamente estão associadas ao estiramento contínuo da região em meio a atividades como correr ou caminhar longas distâncias, assim como ficar de pé por muito tempo.

Associa-se também ao excesso de peso, sendo a região do pé sobrecarregada pela massa corporal irregular – maior que 30 no IMC, e em casos mais raros, ocorre com pessoas que tem o pé cavo, que somado ao sobrepeso, aumenta as chances do surgimento dessa anomalia.


Sintomas da fascite plantar

O principal sintoma da fascite plantar é a pontada dolorida na região do calcanhar, com picos de dor pela manhã após levantar da cama, mas que tende a reduzir sua irradiação após caminhar. Entretanto, tende novamente a engrossar caso o indivíduo se submeta a ficar longos períodos em pé, subir escadas ou descansar. Inchaço e vermelhidão são comuns nestes casos.

A sensação arenosa ao pressionar o local da dor também é um sintoma que esclarece o problema.


Tratamento e diagnóstico da fascite plantar

O diagnóstico e tratamento médico é feito por ortopedistas e fisioterapeutas, comumente sendo exigidos exames como radiografia ou cintigrafia óssea – exame que mede a inflamação.

Com indicações médicas, a fascite plantar pode ser tratada com anti-inflamatórios e fisioterapia, processo que auxilia na desinflamação e desmanche dos nódulos.

Aplicar compressas periódicas de gelo e calçados confortáveis são outras opções úteis para acelerar a recuperação.

Essa doença pode vir a se tornar crônica em casos mais duradouros. Portanto não se esqueça de seguir as prescrições médicas para o tratamento.


Formas de prevenção

Apesar de ser uma doença que apresenta taxas altas de evolução favorável, existem formas de prevenir as dores:

• Realize treinos de equilíbrio e musculação (na dosagem certa)
• Em casos de atividades físicas relacionadas ao uso da fáscia plantar, use tênis de corrida apropriados e que apresentem eficiência no amortecimento. Essa dica vale para rotinas casuais que envolvam calçados, sendo necessário prezar sempre pelo conforto

A Clínica Ortocenter é especialista em ortopedia e traumatologia desde 1983, e contamos com um corpo clínico altamente preparado para ajudar você. Atendemos pacientes de toda a Baixada Santista e entornos, sempre com muita qualidade e transparência.

Agende a sua consulta por telefone - (13)2138-6600. Ou entre em contato via WhatsApp clicando aqui e converse com uma de nossas atendentes. Faça parte da nossa história!

Voltar