O que é a cinesioterapia?

Cinesioterapia – do grego kinesis (movimento) e therapeia (terapia), é o nome dado ao conjunto de exercícios físicos terapêuticos que auxiliam na reabilitação ou em tensões que podem ocorrer em diversas situações, fortalecendo o estado de saúde geral e prevenindo possíveis problemas motores. Proporciona alivio das dores, reequilíbrio muscular, corrige postura inadequada e harmoniza seus movimentos.



Para quem é indicada?

Este tratamento é indicado, conforme verificação de cada fase de lesão, para todas as pessoas lesionadas e submetidas a traumas ortopédicos. Pessoas com mobilidade reduzida, seja por idade ou condições genéticas, também podem se beneficiar com a terapia, que atuará em função da recuperação dos movimentos básicos do dia-a-dia e garantirá maior flexibilidade ao mover.

Devido a tensões, problemas com ligamentos e tendões, essencialmente para atletas de alto nível, é quase que obrigatório recuperar-se com cinesioterapia. Uma recuperação ágil pede por exercícios nas regiões para estimular moderadamente a região afetada.

As repetições dos exercícios e suas variações baseiam-se na gravidade da lesão e no tipo, respectivamente, aumentando suas repetições conforme menos carga tensionada.


Quais os benefícios da terapia?

A cinesioterapia possui inúmeras vantagens que aceleram tratamentos e ajudam o corpo a lidar com a lesão. São alguns deles:

• Redução das dores musculares
• Melhora o sistema cardiopulmonar
• Melhora na amplitude dos movimentos
• Reequilíbrio muscular
• Reeducação da postura
• Estimula a coordenação motora
• Alivia o corpo e a mente


Cinesioterapia motora

Estes exercícios são indicados para reabilitação de diversas situações ortopédicas, como artrose, artrite, gota, espondilite, tendinite e outros. Ela pode ser realizada também em pessoas que se encontram acamadas, para preservar a força dos músculos e a amplitude das articulações.


Cinesioterapia postural

Estes exercícios são recomendados para melhorar a postura corporal e reduzir a dor nas costas, pescoço e outras regiões. Podem ser realizados exercícios específicos que fortalecem os músculos das costas e do abdômen, alongando os músculos que estão mais encurtados e harmonizando sua postura.


Nosso atendimento é ideal a você!

A Clínica Ortocenter é especialista em ortopedia e traumatologia desde 1983, e contamos com um corpo clínico altamente preparado para ajudar você. Atendemos pacientes de toda a Baixada Santista e entornos, sempre com muita qualidade e transparência.

Agende a sua consulta por telefone - (13)2138-6600. Ou entre em contato via WhatsApp clicando aqui e converse com uma de nossas atendentes. Faça parte da nossa história!

Voltar