Sedentarismo X Estresse

O sedentarismo e o estresse são as maiores ameaças a saúde do Homem, sendo que a osteoporose, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, infarto, dores na coluna, derrame cerebral, insônia e o colesterol alto são muito mais freqüentes nos indivíduos sedentpaeioss e expostos ao excesso de situações estressantes.

Apesar de toda a tecnologia disponível nas áreas da saúde. Entre elas procedimentos, medicamentos, tratamentos, exercícios físicos, alimentação e exames preventivos, estes dois vilões constituem um dos principais fatores na redução da QUALIDADE DE VIDA do mundo moderno.

QUALIDADE DE VIDA É TER UMA VIDA SAUDÁVEL

Por que fazer exercício?

- A grande maioria das pessoas sempre encontra uma boa desculpa para o sedentarismo. Falta de tempo, não gostar, achar que faz mal, não saber onde ou o que praticar, ter problemas físicos, etc...
- Fazer exercícios regularmente traz benefícios tanto para a saúde física quanto mental, ajudam a estabilizar a pressão arterial, diminuem as taxas de colesterol, diminuem as lesões causadas pela diabetes, reduzem a gordura corporal uma vez que o exercício utiliza a gordura como fonte de energia, melhoram a circulação, ampliam a capacidade de absorver oxigênio, fortalecem os ossos, reduzem a tendência a depressão, aumentam a disposição eliminando aquele cansaço, e melhoram a auto-imagem.

COMO ESCOLHER A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA?

A melhor atividade física é aquela que se adapta a três fatores básicos:

- atende suas necessidades básicas, o que o seu corpo precisa em termos físicos (fortalecimento, aumento da capacidade respiratória, perder peso, etc...)

- é adequada ao seu estado atual de condicionamento físico;

- é o tipo de atividade que você gosta (aquática, com música, realizada em grupo, dançada , etc...).


Evite esportes competitivos pois estes podem levar a lesões osteomioarticulares. Procure fazer atividades físicas orientadas e supervisionadas.

COM QUE IDADE SE DEVE INICIAR AS ATIVIDADES ESPORTIVAS?

Durante toda a vida a prática de atividades físicas é de extrema importância, na pré-adolescencia deve ser sempre de caráter recreativo, nunca competitivo, pois a competição nesta fase pode levar a problemas bastante sérios para a saúde da criança. Já com 12 a 13 anos de idade o adolescente já pode fazer exercícios com maior esforço aeróbico (natação, tênis, atletismo, etc...).

A prática de exercícios na fase de crescimento é muito importante pois melhoram a coordenação motora, fortalecem os ossos e os músculos estimulam a liberação de hormônios de crescimento, desenvolvem a iniciativa e o espírito de grupo.

MITOS E VERDADES

- Adolescentes podem fazer musculação?
Sim, desde que seja com orientação e supervisão, com 40% de sua carga máxima.

- Abdominal faz perder barriga?
Infelizmente não. O exercício abdominal não serve para “tirar a barriga”, mas para fortalecer a musculatura local.

- Se parar de fazer exercício, cai tudo?
Trata-se de uma verdade!
O condicionamento físico conseguido por meio de exercícios começa a diminuir imediatamente depois de que você deixa de se exercitar. Os efeitos do condicionamento feito por algum tempo não é duradouro é preciso de manutenção para que se mantenha.

- Gostaria que meu filho fosse tenista, mas ele não quer. Devo insistir?
Não. É preciso respeitar a escolha e a genética do seu filho, não adianta forçá-lo a praticar uma atividade na qual ele não corresponde fisicamente.
Para saber qual a modalidade mais adequada para cada pessoa é aconselhável um teste de aptidão física.

- Com que frequência devo praticar atividade física?
No mínimo 3x por semana, 30 a 60 min. por dia.
CUIDADO: A prática exagerada, descontrolada ou mal orientada, pode causar lesões por esforços e os problemas mais frequentes são os ortopédicos e cardiovasculares.

LEMBRE-SE: Antes de iniciar qualquer atividade física consulte o seu médico. Procure conhecer o seu nível de condicionamento físico atual e evolutivo através de testes periódicos de avaliação física.



Voltar