7 passos imperdíveis para manter seus ossos saudáveis

Os ossos são partes do corpo que estão em constante evolução, sendo remodelados de época em época e garantindo uma manutenção periódica para o esqueleto em um processo que ocorre com frequência até os 30 anos de idade.

O grande transtorno é que, após atingir essa faixa etária, nosso corpo esquelético tende a funcionar de forma mais lenta, tornando-se frequente o aparecimento de problemas ósseos, como a osteoporose.

Levando esses fatores em conta, é altamente recomendado que a pessoa siga uma risca de hábitos saudáveis a favor de evitar maiores complicações – Alimentação salubre, consultas médicas em dia e moderação ao ingerir bebidas alcoólicas são algumas medidas cabíveis para a manutenção óssea de todas as idades.

Para que esses problemas tenham sua taxa de aparecimento reduzida, listamos 7 dicas fundamentais para manter a saúde dos seus ossos. Confira:



1 - Pratique exercícios físicos para fortalecer

Os ossos se fortalecem conforme a prática regular de exercícios, assim como os músculos. Portanto, não deixe de se exercitar, ao menos, 30 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Recomendamos o foco em exercícios de musculação e outros que trabalham a sustentação de peso, visto que forçam os ossos a agir contra a gravidade.


2 – Alimente-se de forma saudável

A alimentação saudável é indispensável para quem quer viver bem, e sua utilidade para o fortalecimento dos ossos não se difere, principalmente nutrientes como magnésio, fósforo e o principal: o cálcio.

Inclua no seu dia-a-dia:

• Laticínios (leite e derivados);
• Suco de laranja;
• Ovos;
• Sementes de linhaça e abóbora;
• Castanhas;
• Vegetais;
• Batata doce, entre outros.


3 – Exponha-se moderadamente ao sol

Apesar de diversos alimentos serem ótimos para a absorção de vitamina D, o maior fornecedor continua sendo os raios solares.

Antes das 10h e depois das 16h, aproveite a baixa intensidade e exponha-se ao sol sem protetor solar. Caso precise sair de casa para realizar a ação, certifique-se de cumprir as regras de isolamento a favor do combate contra o Covid-19. Andar pelo quintal, aproximar-se da janela e sentar em frente à sua casa são boas formas de aproveitar a luz solar e, ainda assim, manter-se prevenido.


4 – Mantenha um peso ideal

Nem peso a mais, nem a menos. O desequilíbrio dos seus quilos pode afetar seus ossos e maximizar os danos causados ao seu corpo.

Especialmente em caso de mulheres, manter o corpo abaixo do peso ideal pode ocasionar na suspensão do ciclo menstrual, causando incapacidade para suportar o crescimento ósseo devido ao nível baixo de estrogênio. Também aumenta a chance de desenvolver osteopenia - doença que antecede a osteoporose.

Obesidade também é um risco para a cartilagem óssea, comprometendo regiões como o joelho devido ao peso aplicado. Segundo pesquisadores, a força exercida sobre o joelho chega a ser 1.5x maior que a força gravitacional do seu corpo. Ou seja, pesando 100kg, ao caminhar, seus joelhos estão suportando em torno de 150kg, um esforço muito perigoso para a resistência do joelho.


5 – Modere o consumo de álcool e evite fumar

A má nutrição somada ao desequilíbrio metabólico e produção de vitamina D são venenos potentes para o corpo esquelético, independente de idade. Como consequência dos níveis de álcool no cérebro, o risco alto de quedas também é um inimigo do bem-estar.

A nicotina, além de impedir a absorção de cálcio, diminui o tempo de recuperação óssea em caso de fratura se comparado a pessoas saudáveis.

Mulheres fumantes ainda possuem um risco extra: o início acelerado da menopausa devido as quedas de hormônios, como o estrogênio. Uma das consequências da menopausa é o aumento dos riscos de osteoporose.


6 – Aprimore seu equilíbrio

Mesmo que pareça uma dica simples, ainda é válida, principalmente para as pessoas que possuem idade superior a 50.

Exercícios que aprimoram o equilibrio, como tai chi chuan, alongamentos, pilates e yoga são úteis e previnem quedas acidentais, além de ocasionarem boa postura, flexibilidade, forca e até mesmo foco


7 – Consulte um médico e conheça seus fatores de risco

Não esqueça de consultar um médico ortopedista periodicamente para manter-se informado a respeito da sua saúde, principalmente em casos propensos a osteoporose.

Exames como densitometria óssea podem diagnosticar problemas e garantir a você muito mais tranquilidade ao viver.

A Clínica Ortocenter é especialista em ortopedia e traumatologia desde 1983, e contamos com um corpo clínico altamente preparado para ajudar você. Atendemos pacientes de toda a Baixada Santista e entornos, sempre com muita qualidade e transparência.

Agende a sua consulta por telefone - (13)2138-6600. Ou entre em contato via WhatsApp clicando aqui e converse com uma de nossas atendentes. Faça parte da nossa história!

Voltar