Você é sedentário?

Então, mexa-se! Já é hora de dar ouvidos àqueles amigos que vivem insistindo para que você se matricule em uma academia. Exercitando-se você relaxa, melhora sua pressão arterial e queima calorias – protegendo seu coração, entre outros problemas, do colesterol.

Se você é sedentário e quer agora começar a treinar, vá com calma. A progressão de qualquer treino deve ser lenta. Já ouviu o ditado “devagar se vai ao longe”? Nesse caso, com certeza, funciona.

Na contagem regressiva para o verão, o que você  precisa fazer é habituar-se aos exercícios físicos. Comece com atividades simples: troque o elevador pela escada e, se possível, o carro pela bicicleta. Aposente o controle remoto. Isto tudo vai servir para que você comece a abandonar hábitos sedentários.

Para iniciar a rotina de exercícios, escolha três dias intercalados e faça uma caminhada curta, em ritmo confortável, de vinte minutos. Com isso, você já vai começar a melhorar seu condicionamento físico, se sentir menos cansado e mais disposto.

Nas próximas semanas comece com os treinos, aproveite estes dias para agendar uma consulta com seu médico – é essencial passar por uma avaliação física antes de começar a praticar exercícios físicos. Isso é especialmente importante.

O ideal é de ter duas coisas em mente: respeitar sempre seus limites e não desistir. Com calma e perseverança, quando você menos esperar o exercício já terá se transformado em rotina.



Voltar