A Postura

Postura é uma atitude que o corpo adota para realizar tarefas dinâmicas, como por exemplo, andar, brincar, carregar pesos, ou tarefas estáticas, tais como sentar, estudar e dormir.

Os problemas da coluna do adolescente têm sua maior causa nos “Vícios Posturais” que são causados por traumatismos, maus hábitos, debilidade muscular ou nervosa, atitude mental (personalidade), herança e indumentária inadequada (calçados). Estes problemas devem ser detectados o mais cedo possível e, em seguida tratados, pois é como no dito popular: “O cipó se torce enquanto verde; depois de seco quebra.”

Basicamente a má-postura produz problemas como:

- ESCOLIOSES (desvio lateral da coluna) em “C” ou em “S”;

- HIPERCIFOSE ou DORSO CURVO (corcunda);

- HIPERLORDOSE lombar (“Bumbum” empinado).

O maior problema dos Vícios Posturais é que, com o passar dos anos, deixam de ser “funcionais” (de solução possível), passando a ser “estruturais” (de difícil solução).

O QUE É CINESIOTERAPIA?

É o tratamento através de movimentos coordenados com a finalidade de prevenir, restabelecer, manter ou melhorar a função dos músculos e a manutenção das posturas e do equilíbrio corporal.

APRENDA A IDENTIFICAR ALGUNS PROBLEMAS POSTURAIS NO SEU FILHO

1. Verifique se os ombros e os mamilos estão na mesma altura;

2. O contorno da cintura tem de ser igual dos dois lados;

3. Apoie as mãos na bacia do seu filho e verifique se há diferença na altura das suas mãos;

4. Veja se as rótulas dos joelhos estão perfeitamente viradas para frente, alinhadas com o 3º dedo do pé;

5. Peça que a criança se abaixe com as pernas esticadas e verifique as costas: os dois lados da coluna devem estar iguais.


Pés chatos, joelhos em “X”, “bumbum” empinado, ombros para a frente, andar nas pontas dos pés e até timidez podem ocasionar ou indicar problemas de postura.



Voltar